quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entrevista de David Barretto ao Elanosite!

 Entrevista do Músico David Barreto ao: www.elanosite.com.br

 “ Música pra mim é qualquer coisa que tenha melodia, ritmo, alma, e que te toque de alguma maneira ”


Ela no Site:Com 26 anos de profissão, já podemos dizer que você tem uma vida inteira de música. Como tudo começou?
David Barreto: Eu venho de uma família inteira de músicos, meus bisávós, avós, meu pai… nasci nesse mundo, foi quase inevitável. Eu não corri atrás, comecei a aprender com 8 anos de idade com meu pai, tocando guitarra já fazendo show da minha cidade. Eu, meu pai e meu irmão fazíamos um trio e tocamos em muitos lugares… Logo veio a primeira Banda, o Grupo Samantha, que logo se tornou Banda Energia (do Cidão do Bailão, um de meus professores), e viajamos por muito tempo tocando, até mesmo fora do estado.Paralelo a isso, comecei a dar aulas, montei meu esquema de barzinho, e tocando e ensinando, vendo meus amigos irem pra balada enquanto eu ia tocar foi que eu passei minha vida.
 ‘Doze Cordas e Voz’, é o nome do seu show de barzinho. Como é esse show e a quanto tempo ele existe?
Um dia eu experimentei um violão 12 cordas do Cidão e nunca mais quis saber de outro…
Toco um pouco de cada estilo: Pop Rock , Clássicas Nacionais e Internacionais, MPB anos 80,90 mais tradicional e MPB moderna, Sertanejo Raiz, Sertanejo Universitário e por aí vai. Fiz esse show pesquisando muito do que o pessoal gosta em som de bar, tentando misturas um pouco de cada estilo, e acredito ter encontrado a receita certa de um bom barzinho, pois esse trabalho já desenvolvo há 10 anos.

E como músico, quais outros trabalhos você desenvolve hoje?
Eu faço free-lance para algumas bandas, duplas sertanejas, tocando violão, guitarra, outros instrumentos, faço mesa de som também para outros profissionais.
Você aprendeu a tocar com o seu pai, e hoje toca diversos instrumentos. Você é autodidata ou teve aulas para isso?
Eu tenho tio, tia, primos, até minha mãe, que são músicos profissionais. Alguns amigos também na estrada… Aprendi um pouquinho com cada um, e corri atrás de melhorar e descobrir os segredos de cada instrumento. Quando se tem a música na vida da forma que eu tenho, fica mais fácil.

E quais os instrumentos que você toca?
Violão, Guitarra, Baixo, Bateria, Percussão, Teclado e Sanfona. E também faço Voz, primeira e segunda, Backing Vocal, Áudio e um pouco de produção musical, o que chamamos de home estúdio.
 O gosto musical do David músico é muito diferente do David pessoa?
É! Pessoalmente, sou maluco por Evanescence. Também adoro ouvir Pink Floyd e Tião Carreiro.
Como músico, eu ouço de tudo, e preciso muito disso pra continuar desenvolvendo meu show, totalmente sem preconceito.

Em todos os estilos se encontra algo bom, mérito do músico é formar seu estilo a partir dessas coisas.
 
Essa coisa de preconceito por parte do músico e por parte do público ainda é polêmica. Como você vê isso depois de tanto tempo na música?
 
Muita gente confunde o músico ser especializado num determinado estilo, comercialmente falando, com preconceito e não é bem assim. Hoje em dia misturar numa única balada mais de um estilo é uma coisa que deu completamente certo e isso eu vejo como uma evolução. Se o público vem quebrando essas barreiras, o músico não pode se fechar. Em todos os estilos se encontra algo bom, mérito do músico é formar seu estilo a partir dessas coisas.
Pergunta difícil David: Qual sua música preferida?
Complicado mesmo responder. Mas tenho uma que é bem marcante e eu gosto muito, que é Letras Negras do Fagner. Me arrepia ouvir e cantar essa música.
Você também compõe?
Uma vez fiz uma música. Muito ruim.
Admiro muito que compõe, mas não tenho esse dom.
A música é isso, ela vem pra te causar algo, te mover de alguma forma.
E o que  é música pra você afinal?
Música pra mim é qualquer coisa que tenha melodia, ritmo, alma, e que você ouça e te toque de alguma maneira. É uma seqüência de acontecimentos, de notas, de compassos, que tenha uma letra legal, um recado. Que te mova, te de vontade de alguma coisa, te faça lembrar de alguma coisa. A música é isso, ela vem pra te causar algo, te mover de alguma forma.


E pra você David, o que faz um bom músico?
Ser curioso, fuçador mesmo, aprendizado constante. Correr atrás, dar atenção para seu instrumento, seu trabalho. Buscar inovar sempre. Ter foco, mas não ter preconceito. Ter respeito com o público que empresta os ouvidos para o seu som…

E a Luthieria, como entrou na sua vida?
Há muito tempo eu corro atrás de informações sobre Luthieria, acho que há uns 4 anos, via internet principalmente. Até aprendi algumas coisas, mas chegou um ponto em que não tinha mais onde encontrar informação. Então eu fiquei sabendo de uma escola em São Paulo (B&H), e fiz o curso de 2 anos. Já estou na fase de conclusão, criando meu próprio instrumento, e há mais de um ano com a minha oficina.

De um jeito simples, o que é Luthieria?
A Luthieria é uma profissão muito antiga, vem da palavra LUTH, que significa Alaúde, que é o primeiro instrumento de corda criado.Os tocadores precisavam de pessoas que construíssem e fizessem reparos nestes instrumentos, e assim surgiu essa profissão.Hoje em dia, está sendo popularizada, e vem crescendo.
Um Luthier faz basicamente reparos e regulagens em instrumentos de cordas.
E quais os principais materiais para exercer essa profissão?
Cola, tempo e amor.
…de certa forma, você não mexe só num instrumento, mas num sentimento, numa história…
O trabalho de Luthier tem toda uma poesia…
Tem, tem sim. A grande maioria das pessoas que vem até mim, trazem seus instrumentos como se fossem filhos. Só quem toca sabe como é isso… Então, o trabalho de luthier envolve uma grande responsabilidade, de certa forma, você não mexe só num instrumento, mas num sentimento, numa história…

Como profissional de Luthieria, o que é importante para você?
O trabalho de Luthier é artesanal, e pra que não seja confundido com alguma brincadeira, tem que ser muito bem feito. Eu me preocupo principalmente com a garantia do meu trabalho. Quando um instrumento chega até mim, faço o melhor que posso, e, se ainda sim o dono não estiver contente, refaço, cuido, até que ele esteja satisfeito. Sou muito preocupado com isso e dou total prioridade. É minha forma de preservar meu nome como Luthier e ter esse trabalho reconhecido.

Você tem um blog também onde divide um pouco desse seu universo né?
Tenho sim. É um espaço que criei para dividir um pouco dessa minha vida de música e luthieria com as pessoas, divulgar um pouco meu trabalho, compartilhar algumas dicas e ajudar os amigos. Com freqüência publico informações de venda e compra de instrumentos e acessórios por lá também.
Música é trabalho suado, trabalho que merece respeito, e onde é necessário se dar ao respeito também.
Sei que você é um eterno defensor dos direitos dos músicos, pelo que você batalha?
Eu defendo a minha classe, como cada um defende a sua. Não sou radical, quero mais unir e ajudar do que lutar. Música é trabalho suado, trabalho que merece respeito, e onde é necessário se dar ao respeito também.
Gosto de mostrar para as pessoas esse lado da dificuldade do músico, pra que elas abram a cabeça e reconheçam a importância disso, mas, também puxo a orelha de muito músico amigo quando não tem ética, quando não percebe os erros. E principalmente, tudo que eu descubro, que eu invento, que eu aprendo eu divido com as pessoas, até mesmo com as que eu não conheço para que sejamos uma classe unida. E permito ser cobrado pelas minhas falhas também, acho que minha luta é por isso.
E qual o plano daqui pra frente, depois de 26 anos fazendo música?
Continuar fazendo música. Quem sabe fazer um trabalho de Rock Clássico em formato acústico, e, transformar minha oficina de Luthieria em uma boa Loja de Instrumentos Musicais.

David Barreto – “Doze Cordas e Voz”
David Barreto Luthieria
Contato:14 – 9640-3230
Blog: http://davidbarretto.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/davidbarrettoluthieria

Parabéns a equipe Elanosite e em especial a minha querida amiga Pricila Castro, pelo grande carinho com que realizou esta linda entrevista!!!

Para os que ainda não conhecem o trabalho desta equipe, acessem: www.elanosite.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário