domingo, 11 de dezembro de 2011

Musicoterapia!!!

Encontrei esta semana um artigo muito interessante, e quero dividir com vocês!

O sentimento que nos invade quando ouvimos uma música de que gostamos e que de algum modo marcou um momento em nossas vidas, ou quando nosso corpo começa a se mexer, seguindo o ritmo de uma melodia e nem nos damos conta...ou ainda quando escutamos uma melodia e lembramos claramente de algúem, de um local, de uma situação...isso é a música nos afetando psicológica e fisiologicamente. Ainda que não conheçamos os mecanismo pelo qual ela interage conosco, todos já sentimos e conhecemos alguns dos seus efeitos.A razão é que somos regidos por ritmo: ritmo do tempo, ritmo das batidas do coração, o cliclo de ondas cerebrais, o ciclo do sono, da digestão...Somos essencialmente criaturas rítmicas.


ONDAS SONORAS

Ao ouvir uma música, as vibrações sonoras alcançam o tímpano e transformam-se em substâncias químicas e impulsos nervosos que se decifram em nossas mentes como ritmos.
A íntima relação entre ondas sonoras e o nsso cérebro passa pelo fato de que os nervos do ouvido são estensamente distribuídos e possuem mais ligações do que qualquer outro em nosso cérebro. Isso faz com que a música possa influenciar todas as funções do nosso organismo.

O uso da música para finalidade de cura e bem-estar não é algo novo. Os antigos já intuíam seus efeitos. Aristóteles, Platão e Pitágoras já praticavam terapia musical e a utilizavam especialmente em sua abrangência emocional e espiritual.

O PODER DA MÚSICA

O que ainda não se tinha por certo era a real dimensão e aplicabilidade do poder da música, mas com a ajuda da tecnologia, novos avanços foram alcançados. Na segunda metade do século 20, estudos médicos conseguem estabelecer cientificamente o impacto da múscia no nosso sistema nervoso.
Esse impacto altera a pressão sanguínea, influencia a respiração e as batidas do coração, além de afetar o balanço hormonal, o temperamento e também as atitudes.

OS TONS DA CURA

Certamente muitas questões ainda restam sem respostas. Não se sabe precisamente se o efeito da música vem do conjunto da obra ou ainda especificamente de um ritmo, um timbre ou uma intensidade. Mas é inegável o avanço e a enorme contribuição que a música poderá oferecer na busca de encontrar formas mais eficientes, menos tóxicas e invasivas de curar e promover o bem-estar.
O futuro é promissor. Com maiores informações e conhecimentos sobre o impacto que a musica exerce no nosso cérebro,humor e saúde, eventualmente poderemos criar uma seleção personalizada que nos beneficie. Aliando nossa saúde e bem-estar ao prazer, à conexão com a beleza de viver que a arte da boa música já nos traz.

Texto: Revista Ultrafeminina
Por Soon Hee Han ( pesquisadora em bem-estar e Diretora da Rede Shishindo.

Beijos em seus corações, e uma vida repleta de música!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário