terça-feira, 9 de novembro de 2010

Deliciosa

Hoje vou falar de um assunto que vai deixar muita gente com agua na boca. Fiquei aqui pensando, será que tem alguém que não goste de pizza? Perguntei pra várias pessoas e todos me deram a mesma resposta,: adoramos pizza! Alguns até me disseram que adoram pizza do outro dia, pra dizer a verdade também adoro, principalmente pizza com café, vocês devem estar achando, nossa que louca, mas acho que tem mais gente que faz até pior, fiquei sabendo que a irmã do meu cunhado adora comer pizza de atum molhada no café com leite...rsrs, não dá nem pra acreditar, não é?  Mas como gosto não se discute.

Agora vou contar um pouquinho da história da pizza.

Faz muito tempo que o homem saboreia a pizza. Como todo prato antigo, é difícil especificar sua origem, ainda mais se pensarmos que ela não é nada mais do que uma evolução do pão.
Desde que foi descoberta a fermentação da massa de trigo e o forno, graças ao talento dos egípcios, há mais ou menos seis mil anos, começou-se a enriquecer os pães de forma achatada com diversos ingredientes, como azeitonas, ervas aromáticas e outros.
Segundo anotações do poeta Virgílio, os gregos e romanos faziam pães semelhantes. Ele mesmo registrou a receita do moretum, uma massa não fermentada, assada, recheada com vinagre a azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua. Se essa mesma massa fosse fermentada, Virgílio teria então a fórmula básica de uma pizza simples.
Em Nápoles, na Idade Média, acreditava-se em duas coisas: no fim do mundo, que seria no ano 1000 DC, e nos valores nutritivos do lagano, massa de espessura muito fina, assada e cortada em tiras, que ao final era cozida com verduras.
Embora tratasse do antecessor do talharim, parece que as variações sobre o lagano originaram o conceito de picea, e não muito tempo depois apareceria, pela primeira vez, na romântica Nápoles, a palavra pizza. Na verdade, no Sul da Itália até hoje a ideia de pizza abrange também as massas fritas e recheadas.
A verdadeira personalidade da pizza, porém, só surgiu depois que a Europa conheceu o tomate, levado para lá pelos Americanos, descobrindo suas ricas aplicações na culinária. Finalmente, no século XVII, Nápoles começa a produzir sua pizza, atiçando a imaginação e a criatividade dos padeiros que enriqueciam o prato usando azeite, alho, muzzarela, anchova e os pequenos peixes cicinielli. Alguns "artistas" da culinária começavam até mesmo a dobrar suas massas recheadas, inventando assim e célebre calzone.
Em 1830 foi aberta a primeira pizzaria Napolitana, chamada Port Alba, que em pouco tempo se transformou no ponto de encontro de pintores, poetas e escritores famosos da época. Um deles foi Alexandre Dumas que chegou mencionar em suas obras as variações de pizzas mais populares da segunda metade do século XIX.
O autor de Os Três Mosqueteiros, chegou mesmo a anotar a receita de uma pizza feita com banha, toucinho derretido, queijo, cicinelli e tomate.
Outro caso curioso acorreu em 1889, quando o Rei Umberto I e a Rainha Margherita passaram o verão em Nápoles no palácio Capodimonte. A rainha já havia ouvido falar muito no prato que se tornara típico daquela cidade.
Os comentários na corte eram todos excitantes, mas ela mesma nunca havia provado uma pizza. Foi, então, chamado ao palácio um conceituado pizzaiolo, Don Raffaelo Esposito.
Ele e sua mulher foram apresentados ao casal real, conduzidos à cozinha e imediatamente passaram a preparar sua especialidade.
Ao final Don Raffaelo ofereceu aos reis vários tipos de pizza, mas a que mais agradou a rainha foi uma que irradiava as três cores nacionais da Itália verde, branco e vermelho, ressaltadas pela muzzarela, pelo tomate e pelo basilicão.
Negociante esperto, Don Raffaelo batizou-a de Pizza Alla Margherita, o que lhe rendeu muitos lucros em seu restaurante e notoriedade histórica na culinária Italiana..Juntamente com a Pizza Napolitana a Pizza Alla Margherita, fez Nápoles conquistar a Itália, e logo, a Itália conquistar o mundo, através do meio mais agradável - o paladar.
Junta-se a isso um vinho saboroso e uma canção aveludada para entendermos, afinal, porque a Itália ficará para sempre como a terra do prazer e da paixão.
Fonte: www.geocities.com

Qual é a origem da típica expressão brasileira "tudo acabou em pizza"?

Reza a lenda que a origem remonta à década de 50, e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores conseqüências. Provém daí o significado popular da expressão "acabar em pizza": algo que parte do nada e não chega a lugar algum.


A variedade de coberturas que se pode colocar sobre uma pizza é quase infinita, entretanto, algumas preparações são tradicionais e têm fiéis seguidores
Mussarela
Molho de tomate, queijo mussarela, orégano e azeitonas pretas;
Margherita
Molho de tomate, queijo mussarela, orégano, folhas de manjericão e azeitonas pretas (nomeada em homenagem à princesa-consorte Margarida de Savóia, que adorava pizzas);
Portuguesa
Molho de tomate, presunto, queijo mussarela, cebola, ovos cozidos, ervilhas, orégano e azeitonas pretas;
Calabresa
Molho de tomate, calabresa, cebola, orégano e azeitonas pretas;
Toscana
Molho de tomate, queijo mussarela, calabresa, ervilha, palmito, orégano e azeitonas pretas;
Pepperoni
Molho de tomate, queijo mussarela, rodelas de salame pepperoni, rúcula, tomate seco, orégano e azeitonas pretas;
Quatri Formaggio
Molho de tomate, queijos mussarela, provolone, catupiri e gorgonzola, orégano e azeitonas pretas;
Aliche ("anchova" em Italiano)
Molho de tomate, Aliche, orégano e azeitonas pretas.
Atum


Molho de tomate, queijo mussarela, atum, cebola e azeitona














Com certeza, deve ter algumas pessoas que estão com uma vontade enorme de saborear uma boa pizza.

Vou dar uma dica de um lugar muito bonito, acochegante e que faz pizzas maravilhosas!!!

Para quem mora em São Manuel ou na Região, com certeza já deve ter passado por lá .



Pizzaria Veneza , a mais de 7 anos trazendo o que há de melhor para seus clientes apaixonados por pizzas!!!


 Esta é a parte externa da pizzaria uma varanda muito bonita, de frente pra avenida, nas noites de calor o lugar perfeito.



Este é um dos ambientes interno, todo decorado com móveis em madeira escura e toalhas impecavelmente brancas dando um ar de elegância e muito bom gosto!







Aqui neste ambiente, muitos aniversários já foram comemorados. As famílias e os amigos se divertem muito, geralmente ao som de uma boa música ao vivo.







Aqui é a entrada principal, um lugar repleto de plantas, sempre muito bem cuidadas.

Lá as pizzas mais pedidas são: Filé e quatro queijos, mas o cardápio é bem variado,com certeza vc encontrará a sua preferida.
Os drinks também são bem variados e o mais pedido é o Beijo do Vampiro.

Para quem está pensando em terminar o seu dia em um lugar agradável, lá é perfeito. Funciona todos os dias a partir das 17:00 horas.

Em breve estará sendo inaugurado um espaço dedicado especialmente para as crianças.

Propietários: Sra.Fátima, Xuxa e Dani.
Fone: 3842-3183- Av. Horácio Melão- São Manuel-SP

Um grande beijo e uma pizza bem recheada de muito amor e carinho!!! Bom Apetite!!!!

2 comentários:

  1. Olá Rose!
    Muito obrigado!
    Estou aguardando o e-mail para as encomendas então! :)
    Valeu!

    http://brunocomotti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Valeu, to passando as fotos por email.
    Obrigado!

    ResponderExcluir